quinta-feira, 13 de outubro de 2011

IANÊ MELLO - ENTREVISTA



IANÊ  MELLO ENTREVISTADA POR GISELLE SEREJO





EntreGêneros (Giselle Serejo): Conheci você em grupos literários e blogs poéticos, então vejo que você gosta de poesia e escreve poesias. Quais foram as suas fontes de leitura poéticas?


Ianê Mello: Com o advento da internet e sua larga propagação, tenho participado de muitos espaços literários e com alguns tenho contribuído efetivamente. Assim conheci e me fiz conhecer por muitas pessoas que escrevem ou se interessam pela literatura de uma forma geral.
Minhas fontes foram e ainda são muitas. Busco inspiração nos escritores e poetas consagrados, tais como Drummond, Pablo Neruda, Cecília Meirelles, Adelia Prado, Mario Quintana, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Ferreira Gullar, Hilda Hilst, Leminsky, Clarice Lispector, Anais Nin, Cora Coralina, CarlosNejar, Charles Bukowiski, Augusto dos Anjos e em outros não tão conhecidos, como Anna Akmatova, Olga Savary... Sinto-me inspirada, também, por diversos letristas, dentre eles, Chico Buarque, Caetano, Gil, Arnaldo Antunes, Flavio Venturini, Milton Nascimento e Itamar Assumpção Como estou sempre em busca de novos escritores, a cada dia descubro novos talentos que muito enriquecem meu universo poético-literário.



EntreGêneros ( Giselle Serejo): Em questão de gêneros, quais os que mais te atraem? Fale um pouco sobre isso.


Sempre encontrei verdadeiro fascínio na poesia, sendo por ela constantemente atraída, por sua forma subjetiva e rica de expor sentimentos e idéias com profundo lirismo.
Quando comecei a escrever algumas linhas, na minha adolescência, foi através da forma poética que encontrei expressão. Os versos fluíam tão naturalmente e com tamanha facilidade que não pensava nas palavras, elas vinham e se apossavam de mim (risos). Me sentia um mero instrumento daquele "algo" que de mim se apoderava, a inspiração.
Com o passar do tempo fui encontrando novas formas de expressão, como o conto e a crônica, encontrando prazer e desenvolvendo uma fluência na escrita desses gêneros, mas a poesia continua sendo a minha paixão e a minha catarse.


EntreGêneros ( Giselle Serejo): Como você vê o interesse dos jovens principalmente pela leitura de contos?

Acho maravilhoso que os jovens tenham se dedicado mais a leitura pois a considero fundamental para o crescimento e desenvolvimento do ser humano, sendo uma experiência inesgotável e rica. Acredito que muitos jovens sintam-se atraídos pelo conto por ser ele mais condensado, quando desenvolve uma estória interessante e que prende a atenção, podendo a mensagem ser apreendida mais rapidamente. Pode-se ver, por exemplo, que muitos jovens gostam de ler Fernando Caio de Abreu e Martha Medeiros, que são escritores que se dedicam basicamente a escrita de contos e crônicas.
Dentro embora, quem possui verdadeiro prazer na leitura, seja jovem ou não, dedica-se a leitura de qualquer gênero, desde que lhe desperte o interesse a idéia desenvolvida e temos como exemplo escritora britânica Joanne Kathleen autora da famosa séria Harry Porter, que desperta grande interesse no público jovem.

EntreGêneros ( Giselle Serejo): Fui convidada por você para juntas fazermos esse blog: um projeto. Como teve esse idéia genial?


Bem, eu na verdade vivo buscando novas formas de expressão, não só escrita, mas ligadas as artes de forma genérica, pois a cultura sempre foi algo que me atraiu. Assim, através do contato com diversos talentos literários e artísticos que são divulgados pelas redes sociais, blogs, sites e revistas literárias, surgiu a idéia desse blog, que abarcará, não só a divulgação de novos talentos em diversas áreas,  a divulgação de eventos culturais e, como não poderia deixar de ser, homenageando aqueles escritores e artistas já consagrados e reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação, pois eles, de alguma forma, sempre nos servirão de exemplo e inspiração, fazendo parte do nosso legado cultural. 


EntreGêneros ( Giselle Serejo): Ianê Mello por ele mesma.

a. Família


Sustentáculo de qualquer ser humano. Uma família estruturada é a base para o equilíbrio, mas como é constituída por pessoas com individualidades próprias, tal convivência familiar não é fácil e demanda muita compreensão, paciência e respeito pelas diferenças, visando buscar uma forma consensual que possibilite uma harmonia.


b. Deus


Força que rege o Universo. Criador de tudo que existe. Não acredito num Deus punitivo, mas sim num Deus sabedor das limitações humanas. Creio na imortalidade da alma e na reencarnação como uma oportunidade que nos é dada por Ele, para que nossa alma retorne em novo corpo a fim de evoluir espiritualmente, como num resgate. 


c. Prosa ou Poesia, ou ambas.


Como já disse anteriormente, a poesia é minha catarse, através dela libero minhas emoções reprimidas, não verbalizadas de outra forma. É fluídica e natural, acontece simplesmente, sem esforço.
A prosa é um constante desafio que enfrento e que hoje encontro prazer em escrever, procurando sempre aperfeiçoar-me. 


d. Um Projeto ainda não realizado.


Publicar um livro, esse é meu sonho. Tenho bastante material acumulado no decorrer de anos de escrita e me sinto hoje amadurecida para compilá-los numa edição. Gosto da antiga forma, a impressão no papel e me daria grande alegria realizar esse projeto.


Obrigada Giselle Serejo. 


Apresentação do blog e biografia

6 comentários:

  1. MINHA AMIGA E POETISA QUERIDA!

    Maravilhoso conhecer um pouco mais de você através da Gisele Serejo.

    Sou sua fã nº1, desde o primeiro contato que tivemos. Hoje a vejo não mais como a grande poetisa que sempre foi, mas como uma mulher empreendedora que imagina, corre atrás e realiza projetos excelentes.

    Minha admiração aumenta a cada dia.

    Espero e desejo com a força do meu coração que consiga realizar sempre tudo.

    Você nasceu para o sucesso.

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  2. Com que prazer te recebo aqui, minha querida amiga!
    Nos conhecemos já faz um bom tempo, não?
    A recíproca é verdadeira, tenho grande admiração por você, como ser humano e como poeta.
    Pois é, amiga, estou sempre inventando uma nova "moda". Esse novo projeto do blog é algo que está me fascinando, pois tenho imenso prazer em divulgar o trabalho de escritores e artistas que venho acompanhando ao longo desses anos, pessoas pelas quais nutro grande admiração. Muitas são pouco conhecidas e é extraordinário poder de alguma forma ajudá-las na divulgação de seus trabalhos par que sejam devidamente apreciados e reconhecidos.
    Obrigada por estar aqui me acompanhando e prestigiando mais uma vez.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ VOCÊS!!! ESSA DUPLA IANÊ E GISELE VAI LONGE... RSRS. SABE, GOSTEI DE APRECIAR ESTE TRABALHO, APLAUSOS!!! MEUS CARINHOS, BEIJO E MUITA PAZ E SUCESSO!!!!
    PEDRO CAMPOS.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Pedro.
    Fico feliz que tenha gostado.
    Abraços poéticos.

    ResponderExcluir
  5. Ianê Mello, daqui de um cantinho do Brasil, cidade de Santa Maria-RS, desejo-te tudo de bom e que continues a produzir essa literatura vibrante e cheia de vida, para alegria de todos os teus leitores.
    Com carinho:
    Auri Antônio Sudati
    - professor, poeta, escritor e conferencista gaúcho -

    ResponderExcluir
  6. Olá, Auri! Obrigada pela presença aqui em meu cantinho.
    Fico feliz em ter sua leitura.
    Namastê!!!

    ResponderExcluir