Biografias dos Entrevistados

BÁRBARA LIA



Bárbara Lia  é uma poeta e escritora brasileira. Destaque nos concursos: Prêmio Sesc de Literatura (2004 e 2005), Conc. de Poesias Helena Kolody ( 2006 e 2007),  Conc. Nacional de Contos Newton Sampaio (2009).  Conc. de Contos Grotescos – Edgar Alan Poe (2009) e PrêmioUfes Literatura (2009).  Faz parte do livro de ensaios O que é poesia? (Ed. Confraria do Vento) organizada por Edson Cruz. Participou da Antologia H2Horas (Cronópios/Dulcinéia Catadora) e da Antologia O Melhor da Festa 3 - Festipoa/ed. Casa Verde (2011). Publicou os livros de poesia: O sorriso de Leonardo (Kafka - 2.004), O sal das rosas (Lumme editor – 2.007),  A última chuva (ME  – MG – 2.007), Tem um pássaro cantando dentro de mim (2011). Criou o projeto 21 gramas – livros artesanais. Publicou os Romances: Solidão Calcinada (Sec. da Cultura / Imprensa Oficial do Paraná - 2008) e Constelação de Ossos (ed. Vidráguas – 2010)

Links:

Blog pessoal:
Página da editora artesanal:

Book Online:

Poesias na Internet:


Livros à venda:
O sal das rosas – Livraria Cultural:
Constelação de Ossos – Livraria Cultura:

O livro “Tem um pássaro cantando dentro de mim” e os livros artesanais – diretamente com a autora. 
Os demais livros estão esgotados em sua primeira edição.

Contato:
barbaralia@gmail.com

****

ADRIANO NUNES 



Adriano Nunes é médico (formado pela UFAL); polícia federal; professor de sobrevivência na selva (DPF); poeta e escritor. 
Nasceu no sertão alagoano, em Pão de Açúcar.
Admirador de Aleksandr Pushkin, Anna Akhmatova, Anton Chekhov, Antonio Cicero, Antonio Secchin, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Augusto dos Anjos, Baudelaire, Borges, Caetano Veloso, Camões, Carlito Azevedo,Carlos Drummond de Andrade, Cervantes, Clarice Lispector, Dante, Décio Pignatari, Dostoiévski, Eucanaã Ferraz, Fabiano Calixto, Carlito Azevedo, Fernando Pessoa, Glauco Mattoso, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Haroldo de Campos, Homero, Horácio, Ivan Junqueira,Ivan Turgenev, João Cabral de Melo Neto, Jorge de Lima, José Paulo Paes, Joseph Brodsky, Lêdo Ivo, Leo Tolstoy, Lorca, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Mallarmé, Marina Tsvetaeva, Nikolay Gogol, Nietzsche, Nelson Ascher, Ossip Mandelstam, Oswald de Andrade, Paulo Leminski, Paulo Henriques Britto, Pound, Rilke, Régis Bonvicino, Shakespeare, T.S. Eliot, Virgilio, Walt Whitman, Waly Salomão, Wilde, Yeats... As minhas madrugadas são assim.


Blogs Pessoais: 

Contato:  
touromanauara@gmail.com

****

ANA MARIA TAPADAS TORRES ALVES





Nasci numa região de Portugal, chamada Alentejo, onde a densidade populacional (cerca de 23 habitantes por quilômetro quadrado) ilude as pequenas dimensões territoriais do país. 
Ser alentejano é isso: ter a capacidade de estar só na imensidão da planície, olhar a mutação da paisagem em quatro estações boreais bem definidas; saber que cada ser humano é uma pequena ilha; ser persistente e não desistir da Humanidade de Sou uma pessoa tão banal que ousaria dizer que não tenho uma biografia.
A minha vida relatar-se-ia em trabalho. O curriculum europass diz que trabalho há trinta e cinco anos como professora e que o que mais fiz na vida foi estudar - não existo sem isso. Todo o resto é intimo, feito de afecto e de laços profundos - acredito no Amor, na fidelidade, na verdade antes de todas as coisas. Sou casada e tenho um filho.
A minha biografia resume-se a uma identidade que sei transitória, assim resumida nos circuitos oficiais:


Nacionalidade: Portuguesa
Data de nascimento: 23 de Janeiro de 1958
Sexo: Feminino


Links externos:
Rara Avis


Contato: 
anatapadas@gmail.com 

****


JOSÉ CARLOS PATRÃO




José Carlos Patrão é funcionário do Estado de Portugal, trabalhando inicialmente no ministério da Defesa e no Ministério de administração Interna.
Tem 42 anos, natural e residente na cidade do Porto, Portugal.
Participou em algumas antologias poéticas em 2009/2010/2011.

Links externos:
Ultimo Nome de Deus - You tube
Folha Vazia - Blog pessoal
Facebook

Contato: 
lonelysoul68@gmail.com 


****
MIRSE MARIA DE SOUZA



Mirse Maria de Souza Albuquerque, na arte literária tornou-se conhecida como Mirze Souza.
Completou o ensino fundamental no colégio Sacré Couer de Marie, no Rio de Janeiro. 
Casada, mãe de duas filhas, prosseguiu  os estudos e se formou em Ciências Contábeis e Administrativas, contrariando sua meta em seguir Literatura.
Mais tarde, formou-se pelo Curso Oxford em TTC (Teatcher Training Course) e fez licenciatura em Literatura Inglesa.

Publicou seu primeiro livro: “APELO”, em 1979. Produção independente viabilizada através da Gráfica & Cia, atualmente inexistente.
Participou de outras coletâneas de poesias, dentre elas: “Coração de Poeta” e “As Cartas que Nunca Mandei” ambas editadas pela editora Scortecci.
Seu Último livro, Maria Clara Simplesmente Poesia, foi uma coletânea de 12 poetizas, entre as quais eu.
Professora pela UERJ no método IE, lecionei Inglês.
Dedica-se mais a poesia do que a prosa, como um desafio a si mesma.



Links externos:
Meu Lampejo - Blog Pessoal

Paz e Bem


Blogs Coletivos
Diálogos Poéticos
O gato da Odete


Contato:
Email: mirse03@gmail.com
Twitter: @mirse

****
NALDO VELHO 




Naldo Velho é poeta, músico e artista plástico, com formação na área de administração, onde atuou durante muitos anos, aposentado em 2004 da Caixa Econômica Federal e hoje se dedicando inteiramente à arte. 
Editou dois livros: MANIA DE COLECIONADOR e A DANÇA DO TEMPO, ambos pela Fábrica dos Editores em produção independente e com um terceiro livro em fase de revisão: ASAS QUE TENHO POR DENTRO.


Links externos -   
Bardo das Sombras
Naldo Velho


Contato: 
naldovelho@gmail.com


Livros a venda através do  email : naldovelho@gmail.com
MANIA DE COLECINADOR por R$ 25,00 e
A DANÇA DO TEMPO por R$30,00

(Já incluídas as despesas com a remessa pelo correio).


****

ANDREA LIZARB



Sou Andrea Lizarb, nasci no Rio de Janeiro. Moro num bairro maravilhoso: o Leblon.  Vivi durante dez anos nos EUA.  Hoje sou divorciada e vivo feliz com meu filho de 17 anos que é um grande amigo. Fiz Letras, PHD em Línguas e Literaturas, Linguística, psicologia pela UFRJ.  Arquitetura na PUC - Rio e pintura na UFRJ, Faculdade de Belas Artes incompletas. Lecionei no CAP DA UFRJ e na própria Faculdade de Letras onde um dia estudei.  Atualmente dedico-me às aulas de inglês de preparação para Universidades Estrangeiras e às traduções simultâneas.
Tenho uma filosofia que resume minha maneira de ser.
“Aprendi que não sei tanto quanto gostaria. Que gosto da idéia que tenho muito que aprender. Que não tenho medo dos meus desejos nem dos sonhos ( "Sonhos são feitos para voar" ). Que posso fazer tudo que gosto de maneira melhor porque ... Simplesmente amo. 

Sobre a Andrea Mulher: 


Sou intensa. Feliz. Isto não quer dizer que não tenha momentos de tristeza. Sorrir e amar são os melhores remédios, não doem, não têm contra-indicação e deixam as pessoas mais bonitas. Gosto muito de Deus, de mim e dos outros.  Sou profundamente apaixonada pela vida, pela criação, pela arte. E, pelos homens, é claro. (risos). Amei profundamente, fui amada.  Amo e continuo a ser amada. 
Minha frase: “Só é feliz, quem vê o amor com a cor da íris. E faz o arco para rirem juntos em todos os tons.”

Links Externos 


Contato:
andrellizarb@gmail.com

****

JOE CANÔNICO



João Eduardo Canônico (“Joe Brazuca”, “Joe Canônico”) , nasceu em 13 de setembro de 1955, na cidade de São Paulo.
Desde muito cedo, inicia seu estudos musicais, em piano.
Tem formação em Composição e Regência pela UNESP.
Atualmente trabalha na produtora “Pintandoset Filmes”, como produtor musical / cultural.
Tem dois filhos, razão maior de sua vida, Theodora Gouveia (Jornalista) e Amadeo Canônico (publicitário e produtor cultural).


Links externos:


Blog pessoal : Joe Brazuca
Facebook : Facebook


Contato: 
usemusica@ig.com.br

****GISELLE SEREJO




Nascida em  Manaus-Amazonas.
Professora formada em Letras, Língua portuguesa, pela Ufam-Universidade Federal do Amazonas e pós-graduada em Literatura Moderna e pósmoderna. 
Poeta e escritora. 
1º lugar na categoria Contos Fantásticos pelo SESC-Amazonas, 2004.Com o Conto: Fanopéia-net.-SEC pela Prfeitura de Manaus, no Projeto Valores da Terra e em  2003 participou de uma coletânea de poesias, com a obra : Vozes em Madrigal pela Fundação Villa Lobos( já extinta), hoje leia-se Secretaria de Cultura do Amazonas.
GÊNERO POESIAS - VOZES EM Madrigal..( antologia poética) com outros autores premiados.
Links Literários:


Waykyrulitera
Fragmentada Esritura
Palavras Antigas em manutenção)
Pergaminhos de Giselle Serejo (em manutenção)
Facebook Profile
Grupo no facebook - Vozes em Madrigal - Espaço Poético


Grupos nos quais participa:


Vidráguas - Carmen Silva Pressoto
Livre criar é só criar - Iane Mello

****
JOSÉ ROSÁRIO




José Rosário nasceu em Dionísio/MG, em 7 de outubro de 1969.
Não tem formação acadêmica como artista plástico, tendo iniciado suas atividades numa estatal como projetista mecânico. Depois os rumos mudaram para a Arte, o que de fato era o seu desejo. Gosta muito de ler sobre arte, visitar galerias e museus e também conhecer novos artistas.
Atualmente  trabalha com desenho e pintura. Diz não ser não é nada fácil sobreviver de arte no Brasil.
Participou com seus trabalhos de diversas exposições individuais e coletivas.

PRÊMIOS

. 2º lugar do Concurso da Capa da Telemig, 1999.
Regional de João Monlevade/Itabira.
. 1º lugar do Concurso da Capa da Telemar, 2000.
Regional de João Monlevade/Itabira.
. 1º lugar no Salão de Artes e Meio Ambiente da Fundação
Acesita – Timóteo/MG – 1999.

Links externos : 


Contato:

joserosariosouza@yahoo.com

****
MARCIO RUFINO




Nascido em São João de Meriti e criado em Belford Roxo, o escritor, ator e educador Marcio Rufino estreou na poesia no ano de 1998 ao lançar pelo selo Kro-Art da editora Lítteris seu livro "Doces Versos da Paixão". Logo em seguida estréia no teatro como ator  na peça Che Guevara de Jonh Vaz. 
Na década de 2000 passa a postar seus poemas em portais, sites e blogs literários e culturais da internet que passa a ser um dos principais veículos onde divulga sua obra literária que consiste em poemas, contos, crônicas e literatura infantil. 
Em 1998 funda com Ivone Landim, Dida Nascimento, Jorge Medeiros, entre outros poetas, artistas e educadores de toda a Baixada Fluminense o coletivo Pó de Poesia e integra-se imediatamente a outro grupo cultural da região o Gambiarra Profana, transitando com liberdade entre os dois coletivos. 
Em 2009 se forma em Licenciatura em História pela UNIABEU ao mesmo tempo que atua em projetos culturais e educacionais da rede de ensino da prefeitura de Nova Iguaçú como o Bairro-Escola, o Mais-Educação e o Projovem Adolescente. Mantém seu blog Emaranhado Rufiniano onde divulga seus escritos. 
Em 2011 é o ator de Belford Roxo selecionado para integrar o elenco de O Inspetor Geral espetáculo de rua da Companhia Teatral Queimados Encena escrito por Lino Rocca, adaptado do clássico original do escritor russo Nikolai Gogol.

Marcio Rufino define sua poesia como uma colagem de sentimentos, idéias, imagens líricas e caóticas que nem sempre encontram uma lógica num mesmo poema, mas encontra sua unicidade na diversidade de metáforas constituindo um mosaico que amalgama as visões e pensamentos que o autor tem do mundo.

Links externos : 

Literatura Periférica;

  
Vídeos  no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=_GjEMxuULUE

http://www.youtube.com/watch?v=J4raM2lvH1c

http://www.youtube.com/watch?v=8O08LlcTcbA

http://www.youtube.com/watch?v=Mf-4MOth4os

http://www.youtube.com/watch?v=Mf-4MOth4os

http://www.youtube.com/watch?v=tJKWiziT5jU
  
http://www.youtube.com/watch?v=CCn3b02NF54

Contato:
m.jarrao@yahoo.com.br / m.godo@hotmail.com

****
PEDRO BELO CLARA




Pedro Belo Clara regressou às planícies deste mundo em Lisboa, Portugal, por entre as acobreadas folhas que adornavam um Outubro outonal – com elas cresceu, aprendeu e relembrou, esboçando assim os seus primeiros passos no trilho da vida. Mas, com o mudar das estações, as folhas foram-se renovando. Os dias tornaram-se semanas e as semanas ficaram meses; esses, por sua vez, aglomeraram-se em anos, longos anos, e Pedro, imergido numa subtil realidade, via-se formado em Gestão de Empresas e pós-graduado em Comunicação de Marketing. Contudo, nunca havia esquecido aquelas peculiares folhas que outrora tanto amou e admirou, as suas fiéis companheiras, as gotas de uma bênção que os ventos pareciam ter reservado só para si. Talvez por isso, o seu amor pela escrita e pela compreensão de seus campos envolventes nunca havia sido relegado para segundo plano. Hoje, as folhas continuam suas confidentes; não aquelas que eram esbanjadas por um Outono sereno, mas as alvas folhas de um longo papiro onde imortaliza cada sentimento, cada ideia, cada paixão, cada ensinamento.

Paralelamente à sua actividade de formador, registou já, com os seus trabalhos poéticos, algumas participações em exposições de pintura em Sintra (Portugal) e em colectâneas de poesia organizadas por uma editora de renome. Foi prelector de algumas sessões literárias, com destaque para “Cesário Verde e sua temática literária” e “A Arte da Escrita: Poesia”, também elas realizadas em Sintra.

Colunista do portal brasileiro “Arte & Cultura”, é fundador do grupo literário “Luar de Janeiro” (na rede social Facebook) e do blog “Recortes do Real”. Para além disso, é membro e participante da comunidade literária “Horizontes da Poesia” e autor do livro “A Jornada da Loucura” (Papiro, Novembro 2010) – para breve encontra-se o lançamento da sua segunda obra de originais, sob a chancela da referida editora.

Serão estes os «primeiros de muitos livros», segundo as ambições de Pedro, um Poeta que continuará a lançar as suas folhas ao vento para que todos as recebam, todos as abracem e todos – de uma forma muito pessoal e sincera – as entendam.

Links Externos: 


****
NILSON BARCELLI




Links Externos: 



Blog pessoal: Nimbypolis
  
Contato: e.mail -  nilson.barcelli@gmail.com


*****
SÃO GONÇALVES

  
São Gonçalves, nasceu a 1 de janeiro de 1968 em Frossos, numa aldeia nas margens do Vouga, distrito de Aveiro, Portugal e reside actualmente no Luxembourgo.Tem poemas publicados em duas antologias "tu cá,tu lá" e "Pecados capitais". Editou o seu primeiro livro de poesia em 2010 "Longos são os caminhos", pela Editora Edium.


Página pessoal do Facebook


****
ANA CLARA VALENTE



Música boa é aquela que por mais complexa que seja nos soe simples, natural. E o que a carioca Anna Clara Valente cria mistura bem a complexidade técnica e temática com a simplicidade e naturalidade da voz doce da cantora.
Anna começou a desenvolver seu talento musical ainda menina, e aos 18 entrou na faculdade de música. Hoje, bacharel em MPB e professora de canto, ela poderia esbanjar complexidade na construções das melodias, quase erudição, em respeito às tradições da música popular brasileira. Mas o que sentimos em seu EP, lançado em 2010, é a desconstrução da música brasileira, incluindo influências presentes na música contemporânea e no jazz clássico. O clássico absoluto “Canto de Ossanha” surge poderoso e completamente único.
A complexidade fica para o mundo que inspira as letras. Passando das dificuldades amorosas (“Eu quis conversar, você só quis discutir”) até o papel da mulher na atualidade (“Corre pra ser na ribalta mulher de se invejar / pensa que ser feminina é elegância de trattoir”), Anna constrói um painel deliciosamente despretensioso, leve e direto, como as coisas são.
A leveza fica em segundo escalão nas apresentações ao vivo, sempre fortes e com impacto visual. Destacados nos flyers em vídeo para os shows desenvolvidos pela artista. Aliás, o uso das novas simplicidades do complexo mundo digital é uma das armas da cantora para levar sua arte para mais pessoas.
Nesse jogo do que é complexo e simples no mundo e na arte, só fica uma certeza. Fique de olho no que Anna Clara Valente construirá nos próximos meses. Serão muitas surpresas, com certeza. Afinal, no primeiro semestre de 2012 será lançado o aguardado debut.
                                                                                                                       
                                                                                                                        Daniel Corrêa


Canal do Youtube


Contato:  annaclaravalente@gmail.com


CAPA DO CD


****

CRISTINA DESOUZA




Cristina DeSouza – Nascida de criada no Rio de Janeiro, mudou-se para Phoenix, Arizona, Estados Unidos, ainda na década de 1990. Lá pratica medicina e escreve.

Teve um conto premiado (INSETO) e posteriormente publicado numa Antologia de Contos pela Editora Scortecci (2003).

Teve também vários poemas publicados no Vidráguas.

Mais recentemente três poemas seus – SINAL FECHADO, ARTE, SONO – foram publicados na Revista Macondo #1 e posteriormente o poema MOVEDIÇO e nove haicais publicados pela Revista Macondo #2.

Teve seu livro UNS POUCOS VERSOS publicado pela editora Vidráguas - Novembro 2011.
 

Links Externos: 



Blogs Pessoais –  Mix-tura
                               Mix-tura destilada


Publicações - Antologia Momento Litero Cultural

Contato: prismaticblue@cox.net


UNS POUCOS VERSOS






Nenhum comentário:

Postar um comentário