domingo, 30 de outubro de 2011

ANDREA LIZARB - ENTREVISTA Nº 7




EntreGêneros: Como teve início o seu interesse pela escrita? Quais escritores lhe influenciaram e em em que busca inspiração para escrever?

AL: Com 5 anos escrevia e lia.  Adorava os “Contos de Fadas”. Queria que meu pai comprasse todos os números semanais para mim.  Disse-me que era coisa para quem sabia ler.  Então aprendi.  Passei a Contar estórias.  Reunia pessoas adultas, jovens e crianças em meu portão à tarde.  Começava um capítulo de um conto que só inventava na hora.  Eu ficava igualmente curiosa por saber o que viria depois. Não sobrava tempo com as travessuras diárias. Comecei a “escrever” (risos) algo nesta época. “Pulguinha”  já é de 6 anos.
Fui encantada por Monteiro Lobato quando menina e continuo.  Quando jovenzinha queria casar-me  por poligamia com Mario Quintana, Drummond, Machado,  Pessoa e Shakespeare, meus preferidos, e ser igual a Cecília Meireles.  Outros entre tantos que aprecio: Bandeira,  Dickens, Poe, Blake,  Proust, tantos...

EntreGêneros: Com que gênero literário mais se identifica na construção de seus textos?

AL: Quanto ao “Gênero” propriamente dito, prefiro o narrativo, isto é, a prosa.  Gosto do lírico também. Recentemente retornei a escrever versos para participar dos grupos e ser lida na Internet.  Fica mais fácil.  Gosto mesmo é da prosa: Contos e Romances.

EntreGêneros: Como você vê o cenário poético no atual contexto literário?  Acha que está havendo uma maior valorização da poesia?

AL: Há uma nova geração dos poetas que surgiu nos tempos de internet: o poeta do mundo dos blogs. Atualmente somos lidos por milhares de pessoas na Web.  Muito mais do que se tivéssemos apenas publicado os trabalhos em livros. Recursos gráficos incitam e facilitam não só a criação como também a vontade de ler.  Amadores e amantes da poesia dedicam-se pela facilidade e prazer que traz.  Ao mesmo tempo se deparam com  o que é realmente poesia e por que é tão difícil escrever. Esta inquietação causa a melhoria da criação e consequentemente torna a escrita mais atraente.

EntreGêneros: A internet tem sido um meio difusor de grande valia em nossos tempos. Você percebe a manifestação de novos talentos no contexto literário? Poderia citar alguns autores que lhe chamem a atenção em particular?

AL: Há muitos novos talentos que me chamam a atenção nos grupos em que tenho postado. Você, por exemplo,  tem crescido muito (sem apoteose). Outros: Fernanda França, Helen De Rose, Flá Perez,  Eros Sucena Martins Teixeira, cujo Romance maravilhoso, “Copacabana Meu Amor” a ser lançado por esses dias, estou fazendo a versão para a língua inglesa.  A Internet com  os e-books, blogs e grupos com certeza estão contribuindo para isto. Torna divertido o que já é prazeroso, além de provocar renascer do hábito de ler e escrever. Sem dúvida, um difusor incrível.  Tem gente da Rússia que até traduz o que escrevo e comenta brincando "Olé, Andrea do Brazil! Muito boa poema!"  Num esforço de expressar-se no nosso idioma.

EntreGêneros: A que fato você acha que se deve a dificuldade encontrada pelos autores na publicação de um livro? Você tem algum livro publicado?

AL: É muito difícil e caro publicar no Brasil. O mercado é fechado para autores nacionais.  Um país enorme com pouquíssimos leitores que ainda preferem a literatura internacional.  Tenho esperança que isto mude depressa. A Internet, os e-books, blogs e grupos estão contribuindo para tal. Eu, por exemplo, vou lançar três livros dentro de pouco tempo com muita luta. Tenho um conto publicado,“Felizes Desaniversários”, por ter sido primeiro prêmio. Não acho que um Blog é uma passo para a publicação de um livro.  Mas, se um editor vir e quiser publicar podemo conversamos, rs.

EntreGêneros: Tem algum projeto em andamento? Pode nos falar algo sobre ele?

AL: Tenho três lançamentos  ilustrados por mim: um conto e dois livros de poesias.  Um dos quais será lançado juntamente com minhas pinturas, gravuras e desenhos numa junção de exposição de arte plástica e literária.

EntreGêneros: Termine com uma frase que acha que resume o ato de escrever para você.

AL: ESCREVER É MINHA VIDA.



*Andrea Lizarb - Biografia

11 comentários:



  1. Prazer te conhecer, Andrea...muito !

    Sua poética é ótima, como eu gosto, "comme il faut"...rs

    Obrigado, Ianê, por ter "mostrado" a poetisa, com sua visão sempre atenta !

    parabéns às duas, pela entrevista e abraços !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Joe, pela presença e comentário.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. É realmente um prazer conhecer tão jovem poetisa , ler seus versos e conhecê-la mais na entrevista, onde concordo que a comercialização de novos autores é fechada ou quase pelas editoras.

    Adorei conhecer você, Andréa.

    Obrigada Ianê!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  4. Aos poucos vou conhecendo a Andrea, "Lizard", que é uma raça de canários, lindos, com um canto estupendo. A Andrea, é uma canária, encantadora.
    Cada dia uma novidade, que encanta.
    Beijos pra Andrea.
    Saulo

    ResponderExcluir
  5. Maravilha,Ianê e Andrea!
    Bjos
    Sid -Poeta dos Sonhos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sid, bom vê-lo por aqui!
    Obrigada e volte sempre. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Linda entrevista, Andrea.... que presente te conhecer um pouquinho mais. Bjus
    Enice de Faria

    ResponderExcluir
  8. Entrar na realidade de um autor pela sua obra, ir ao útero de sua criação e - ainda que pouco - saber de sua vida é um privilégio, um aprendizado que nos permite uma entrevista. Constatar que sua vida imita sua arte é uma gratificação ainda maior. Parabéns, amiga, Andrea!Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista e concordo quando fala desse meio de comunicação que é a internet e das dificuldades em se lançar um livro. Lancei um e sei como é difícil e, por isso, fiz tudo independente e publiquei dois mil exemplares de "Momentos - Eu, você a lua e a poesia" vendi tudo eu mesmo através do meu site.
    Parabéns e vamos aguardar seus livros.
    Jorge Luiz Vargas - Poeta e Escritor
    Brasília - DF

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse seu dom para a literatura. Parabéns querida, vá em frente. Vc vai vencer!
    Bjs, Carlos

    ResponderExcluir
  11. Respostas seguras e inteligentes. Gostei querida! Fiquei a te conhecer um pouquinho melhor. Quero conhecer mais ainda...

    Beijos!
    AL

    ResponderExcluir