EntreGêneros: Como teve início o seu interesse pela escrita? Quais os autores que de alguma forma influenciaram seus poemas?
MS: Meu interesse pela escrita já nasceu assim que soube me expressar. Com nove anos escrevi a primeira poesia. Mas a família era contra e era difícil escrever sempre escondido. Mas eu o fazia.
Os escritores que mais me influenciaram : Carlos Drummomd de Andrade, Manoel de Barros, João Guimarães Rosa, Carlos Heitor Cony, Mário de Andrade , João Cabral de Mello Neto, entre outros escritores nacionais. Shakespeare, Artur Muller, Fernando Pessoa, enfim, são muitos.
DRUMMOND e MANOEL DE BARROS sempre me influenciaram, assim, como Fernando Pessoa.
Busco inspiração ou ela vem a mim em tudo. Um caco de vidro, uma pedra, a natureza de um modo geral e sou uma escritora socialmente ativista.
EntreGêneros: Como você vê o cenário poético no atual contexto literário? Acha que está havendo uma maior valorização da poesia?
MS: No atual contexto literário, o cenário poético cresceu muito. A internet viabilizou essa interação entre o pretendente e o escritor. A poesia está muito valorizada e procurada, mas para comercializar, é difícil.
EntreGêneros: A internet tem sido um meio difusor de grande valia em nossos tempos. Você percebe a manifestação de novos talentos no contexto literário? Poderia citar alguns autores que lhe chamem a atenção em particular?
MS: Percebo interesse e manifestação de novos talentos, quando em blogs coletivos como o seu, o Diálogos Poéticos, ao sentir o interesse de jovens e de pessoas que quase nunca se atreveram e ali, são incentivadas e acabam se tornando escritores.
A. Reiffer do blog O FIM, que já tem e-book, Georgio Rios, todas as poetisas que fizeram parte do Maria Clara Simplesmente Poesia, hoje são grandes poetisas e produzem o que há de melhor na literatura.
EntreGêneros: Tem algum projeto em andamento? Pode nos falar algo sobre ele?
MS: Meu próximo projeto é a poesia infantil e uma auto biografia.
EntreGêneros: Você exerce alguma outra atividade além da escrita? Fale-nos um pouco sobre a Mirse mulher e profissional.
MS: Não. Agora só leio e escrevo quando posso. Devido à problemas de saúde, quase não saio de casa e há ocasiões que só com laptop na cama. Mas antes de adquirir este problema de saúde, eu era atleta, adorava dançar, cinema e teatro sempre me fizeram companhia. A culinária era também um enorme prazer para mim.
Minha família é igual à de todos, acho.
EntreGêneros: Termine com uma frase que acha que resume o ato de escrever para você.
MS: Escrevo porque amo a vida e nela e em Deus encontro inspiração e paixão para escrever.
Obrigada!
*MIRSE DE SOUZA - Poesias
Um dia, antes de dar com as dez, ainda vou viver só para escrever e ler...
ResponderExcluirBoa entrevista Mirze!
Roberto!
ResponderExcluirQue bom que veio! Você já escreve muito bem.
Obrigada por sua presença
Beijos
Mirze
Mirse adorei saber um pouquinho mais de você, tedesejo melhoras e luz na tua vida! Pena que a entrevista foi curta, quero saber mais de ti!! Beijos
ResponderExcluirMirze é "persona gratissima" !
ResponderExcluirSensibilidade à toda prova, elegância em todos os cantos e encantos...
Talento é assim : quando vem, vem de uma só vez !
Parabéns pelos poemas ( já conhecidos...) e pela entrevista inteligente !
Parabéns à Ianê, entrevistadora perspicaz !
MIRSE,
ResponderExcluirque estimulante aperitivo!
Um abração carioca!
LUIZA!
ResponderExcluirObrigada querida!
Carinho e beijos
Mirze
JOE!
ResponderExcluirObrigada pela participação! Agradeço por mim e por nossa Ianê, que você também conhece.
Beijos
Mirze
Paulo!
ResponderExcluirReceba meu carinho pela bela companhia neste espaço!
Beijos
Mirze