quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NALDO VELHO - ENTREVISTA Nº 6




EntreGêneros: Como teve início o seu interesse pela escrita?

NV: Quando bem jovem, ao fazer parte de um conjunto musical, comecei a escrever letras (versões) para músicas estrangeiras. Daí para a composição musical, propriamente dita, foi um pulo. Quando vi tinha virado compositor (MPB). Hoje entre músicas e letras, tenho quase 60 composições. Como poeta, só aos quarenta e nove anos, incentivado por uma amiga que ao escutar minhas músicas disse que as letras eram verdadeiros poemas, e pediu que eu começasse a escrevê-los. Portanto, neste sentido, sou um jovem poeta (risos).

EntreGêneros: Quais escritores lhe influenciaram e em que busca inspiração para escrever?

NV: Quando criança, o interesse pela leitura foi despertado a partir de Monteiro Lobato, mais tarde na adolescência, Hermann Hesse, e mais recentemente no caminho da poesia: Manoel Bandeira, Manoel de Barros, Carlos Drummond de Andrade.
A inspiração para escrita surge da necessidade constante de dissolver coisas cristalizadas, apaziguar inquietude e levar as pessoas minhas vivências e experiências pelos caminhos desta vida.

EntreGêneros: Com que gênero literário mais se identifica na construção de seus textos?

NV: Eu tenho uma enorme identificação com o lirismo, e o poema é hoje, sem sombra de dúvidas, minha forma de expressão literária.

EntreGêneros: Como você vê o cenário poético no atual contexto literário? Acha que está havendo uma maior valorização da poesia?

NV: Muito enfraquecido, por conta de uma excessiva intelectualização na forma de expressão ou construção poética, o que acarreta num afastamento dos leitores. Uma outra questão a ser analisada, é a do ritmo de vida apressado e superficial que as pessoas se impõem, afastando-as de toda e qualquer manifestação intelectual ou artística que exija a sensibilidade e a reflexão.    
O ser humano anda cada vez mais superficial, apressado e solitário.

EntreGêneros: A internet tem sido um meio difusor de grande valia em nossos tempos. Você percebe a manifestação de novos talentos no contexto literário?

NV: Pode parecer contradição, mas não é! Muitos talentosos poetas ao encontrar portas fechadas no mercado editorial brasileiro, buscaram a Internet como forma de extravasar sua obra.

EntreGêneros: Poderia citar alguns autores que lhe chamem a atenção em particular?

NV: Liria Porto, Elane Tomish, Nana Merij, Claudia Villela, entre outros.

EntreGêneros: A que fato se deve a dificuldade encontrada pelos autores na publicação de um livro, na sua opinião?

NV: Falta de interesse comercial. O poema deixou de freqüentar as escolas, as mesas de discussão e o cotidiano do brasileiro.

EntreGêneros: E você, tem algum livro publicado?

Tenho dois, o MANIA DE COLECIONADOR e A DANÇA DO TEMPO.

EntreGêneros: Tem algum projeto em andamento?

NV: Tenho um terceiro livro: ASAS QUE TENHO POR DENTRO e um CD com minhas composições.

EntreGêneros: Fale-nos um pouco sobre você (profissão, família, crenças... ).

Sou espírita de formação, casado já faz 34 anos com a mesma heroína, aposentado da Caixa Econômica Federal e atualmente me dedicando inteiramente a arte.

EntreGêneros: Uma frase que resuma o ato de escrever para você.

Poesia (poema) é ato de coragem, é dizer diferente aquilo que todo mundo sente



* Naldo Velho - Biografia



5 comentários:

  1. Excelente!

    Muito bom conhecer mais do poeta.

    Parabéns, Naldo que citou minha musa> Líria porto.

    Abraços

    Mirze

    ResponderExcluir
  2. "A inspiração para escrita surge da necessidade constante de dissolver coisas cristalizadas, apaziguar inquietude e levar as pessoas minhas vivências e experiências pelos caminhos desta vida."
    "Poesia (poema) é ato de coragem, é dizer diferente aquilo que todo mundo sente"
    Gostei!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Bom demais! Concordo plenamente sobre a ausência da poesia nas escolas! Sou professora e percebo que falta, e falta muito.... Sobre as pessoas... Nossa que solidão estamos vivendo... Parece que somos caixinhas... Até nossos parentes, muitas vezes nos ficam estranhos.... Também nos tem faltado sensibilidade! Adorei a entrevista!
    Entrei em um projeto de poesia na escola recentemente e ele tem me deu um resultado bem positivo convido-os a conhecerem! http://poemandopq.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei de toda a entrevista de um modo geral e de um modo particular quando se refere à valorização da poesia para dizer que: "Muito enfraquecido por conta de uma excessiva intelectualização na forma de expressão ou construção poética", talvez porque comungue da mesma opinião...
    Gostava de conseguir seus livros. Como fazer?
    Parabéns Ianê.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,
    acredito que possa entrar em contato pelo seu e.mail.

    Gostaria que revelasse sua identidade, é possível?

    Grata.

    ResponderExcluir